Temas

  • Ação e Reação ( 63 Artigos )

    Toda ação provoca uma reação de igual intensidade e em sentido contrário.
    O acaso não existe, tudo que acontece em nossas vidas, de bom ou ruim, é resultado das  atitudes que praticamos ou tambem em razão da insistente omissão.
    Você acredita nisso?

  • Auto Estima ( 4 Artigos )

    O mais importante para o homem é crer em si mesmo. Sem esta confiança em seus recursos, em sua inteligência, em sua energia, ninguém alcança o triunfo a que aspira. Quem perdeu a confiança em si mesmo, não tem mais o que perder, pois já perdeu tudo.

    “Quando você está satisfeito por ser simplesmente você mesmo, e não se compara ou compete, todo mundo te respeita.”  (Lao-Tsé - Filósofo chinês)

  • Amigos ( 10 Artigos )

    Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves. Muitas pessoas irão passar pela sua vida. Mas, somente verdadeiros amigos deixarão marcas em seu coração. Lembre-se que a melhor amizade é aquela no qual o amor de um pelo outro é maior do que a necessidade que um tem do outro.

  • Amor ( 56 Artigos )

    Amar é sentir na felicidade do outro a própria felicidade. Amar não é apoderar-se do outro para completar-se, mas se dar ao outro para completá-lo.

    “Amo como ama o amor. Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar. Que queres que te diga, além de que te amo, se o que quero dizer-te é que te amo?”.  (Fernando Pessoa)

  • Ano Novo - Vida Nova ( 18 Artigos )

    Todas as culturas que têm calendários anuais celebram o "Ano-Novo". A celebração do evento é também chamada réveillon, termo oriundo do verbo francês réveiller, que em português significa "despertar". O problema é quando entramos no ano novo carregando os velhos hábitos.

    "Para sonhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre." (Carlos Drummond de Andrade)

  • Aprendendo com a dor ( 43 Artigos )

    Não há pessoa no mundo que nunca tenha vivenciado momentos de desespero, angústia e até depressão. Posso garantir ao amigo leitor que o sentimento de impotência e fraqueza já bateu à porta de todos nós.  Quem nunca sentiu, em algum momento da vida, vontade de desistir, de jogar a toalha? Por outro lado, podemos aprender e tirar grandes lições com as dificuldades, quando as superamos.

    “O homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário.”  (Lúcio Anneo Sêneca - Filósofo)

  • Assumindo responsabilidades ( 38 Artigos )

    Responsabilidade é a obrigação a responder pelas próprias ações e omissões, e pressupõe que as mesmas se apoiam em razões ou motivos. Responsabilidade é você responder pelos seus atos, pagar pelos seus erros e cumprir com suas obrigações.

    “O peso maior foi o da responsabilidade... sempre fui meio moleque e irresponsável, mas uma criança obriga você a ser responsável. Tenho que garantir um ambiente saudável, a alimentação, tudo para que ele possa viver bem. Agora até acho legal ter responsabilidade!”  (Cantora Cássia Eller)

  • Clientes e Empregados ( 11 Artigos )

    A satisfação dos clientes não é uma opção: é uma questão de sobrevivência para qualquer organização. Muito se fala sobre satisfazer o cliente, suprir suas expectativas e como encantá-lo, mas na prática, no Brasil, ao entrarmos em uma loja, geralmente nao recebemos a atenção que esperamos e saímos insatisfeitos. Por que isso ocorre hein? Não há satisfação maior do que aquela que sentimos quando proporcionamos alegria aos outros.

  • Como sair da rotina ( 19 Artigos )

    Quando nos acomodamos à rotina da vida, perdemos, pouco a pouco, o pulso de nós mesmos, deixando o nosso processo de crescimento à mercê das influências e das circunstâncias externas. Somos responsáveis em tornar nossa vida especial e dinâmica ou entrar numa rotina infernal, vivendo de forma morna, sem brilho e sem emoções.

  • Coragem e Medo ( 18 Artigos )

    Coragem é a habilidade de confrontar o medo, a dor, o perigo, a incerteza ou intimidação. O homem sem temeridade motiva-se a ir mais além. Enfrenta os desafios com confiança e não se preocupa com o pior.

    O medo pode ser constante, mas o impulso o leva adiante. Coragem é a confiança que o homem tem em momentos de temor ou situações difíceis, é o que faz viver lutando e enfrentando os problemas e as barreiras que colocam medo, é a força positiva para combater momentos difíceis da vida.

    “Coragem é resistência ao medo, domínio do medo,e não ausência do medo.”  (Mark Twain)

  • Deus e Espiritualidade ( 56 Artigos )

    Felizes aqueles que crêem, sem terem visto.

    “Na verdade, Deus é visível para aqueles que são capazes de O ver, porque têm abertos os olhos da alma. Todos têm olhos; mas alguns têm-nos velados e não vêem a luz do sol. Se os cegos não vêm, nem por isso se conclui que não brilha a luz do sol.”  (São Teófilo de Antioquia, no Livro de “A Autólico”, Sec. II)

  • Drogas ( 33 Artigos )

    Droga (do francês drogue), narcótico ou entorpecente são termos que denominam substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos. Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções. Drogas podem ser usadas para o bem, mas tambem para o mal das pessoas, quando usadas de forma imoderada e ilegal.

    “O trabalho espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio.” (Voltaire - Filósofo francês)

  • Felicidade ( 47 Artigos )

    "Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade". Esse pensamento de Carlos Drumond de Andrade traduz fielmente o segredo para sentirmos a felicidade latente em nossos corações. Se você colocar algum motivo, mesmo que seja pequenino, como condição para ser feliz, provavelmente, se sentirá frustrado.

  • Fé e Crença ( 40 Artigos )

    Fé se relaciona de maneira unilateral com os verbos acreditar, confiar e apostar, isto é, se alguém tem fé em algo, então acredita, confia e aposta nisso, mas se uma pessoa acredita, confia e aposta em algo, não significa, necessariamente, que tenha fé.

    "Três coisas são necessárias para a salvação do homem; conhecer o que se deve acreditar, conhecer o que se deve desejar, conhecer o que se deve fazer." (S. Tomás de Aquino)

  • Filhos ( 60 Artigos )

    Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.

    “Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar.” (Bertrand Russel)

  • Fofoca e Inveja ( 29 Artigos )

    A fofoca e a inveja são os melhores fertilizastes para cultivar intriga e a discórdia. Certa vez François de La Rochefoucauld disse que “Se as pessoas não tivessem defeitos, não teríamos tanto prazer em notá-los nos outros”.

    “O termômetro do sucesso é meramente a inveja dos fracassados.” (Salvador Dali)

  • Gerenciamento do Tempo ( 15 Artigos )

    Muitas pessoas descobrem que estão vivendo com tantas atribuições e responsabilidades, que a pressa passou a ser sua eterna companheira. Imagine-se no último dia de vida, bem idoso, pensando em tudo o que você fez durante sua passagem pela terra. Quais conclusões você gostaria de chegar? Que você aproveitou bastante a vida, ou que você não fez o que deveria ter feito e despendeu muito esforço com coisas sem importância?

  • Gratidão ( 17 Artigos )

    A gratidão é uma virtude que precisa ser cultivada e desenvolvida continuamente. O sentimento de gratidão nos liberta da preocupação e nos acalma. Ao agradecer nosso coração descansa, nossa mente se aquieta, relaxamos mais, dormimos melhor e ficamos livres de tantas tensões da vida moderna. A gratidão pode curar doenças psicossomáticas e até as dores da alma como depressão, tristeza, solidão, melancolia, baixa-estima, insônia e ansiedade. Lembre-se sempre de demonstrar sua sincera gratidão a todos que o ajudam e te amam.

  • Impunidade ( 205 Artigos )

    Do ponto de vista subjetivo, a impunidade consiste na sensação compartilhada entre os membros de uma sociedade no sentido de que a punição de infratores é rara e/ou insuficiente. Disso deriva uma cultura marcada pela ausência de punição ou pela displicência na aplicação de penas. Esse é o sentimento causado pela maioria das leis brasileiras.

  • Metas e Objetivos ( 13 Artigos )

    Meta (do conceito grego telos) marca a pessoa se posicionando no futuro. São alvos ou fins que uma pessoa deseja atingir. As metas devem ser específicas, desafiantes, realistas, qualificadas e associadas a um horizonte de tempo, aceitáveis para os que devem atingi-los e consistentes. Se voce não souber para onde quer ir, então não sairá do lugar e sua vida entrará num circulo vicioso.

    “Quando você tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma etapa de um dos planos. ” (Gerhard Erich Boehme – Escritor)

  • Mudanças ( 25 Artigos )

    Grandes mudanças ocorrem a partir de pequenos passos. Perguntaram certa vez para Madre Teresa: "Como você pode salvar o mundo com fome?". Ela respondeu: "Uma pessoa de cada vez."

    “Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado.” (Albert Einstein - Cientista)

  • Natal ( 7 Artigos )

    De acordo com o almanaque romano, a festa já era celebrada em Roma no ano 336 d.C.. Na parte Oriental do Império Romano, comemorava-se em 7 de janeiro o seu nascimento, ocasião do seu batismo, em virtude da não-aceitação do Calendário Gregoriano.

    No século IV, as igrejas ocidentais passaram a adotar o dia 25 de dezembro para o Natal e o dia 6 de janeiro para Epifania (que significa "manifestação"). Nesse dia comemora-se a visita dos Magos. Para os que tem fé a comemoração do Natal é mágica, cercada de muitos simbolismos.

  • Omissão ( 13 Artigos )

    Somos omissos quando deixamos de fazer algo que gostaríamos de ter feito. Devemos deixar o conformismo, a vergonha, e aprender a gostar de arriscar. Chega de ser telespectador na vida. Você deve participar do jogo, da brincadeira, ou seja, realize ações positivas que você tem em mente para que o Universo possa conspirar a seu favor.

    “Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.” -  Provérbio chinês

  • O poder da reflexão ( 46 Artigos )

    Reflexão nada mais é que pensar sobre um determinado tema. É a capacidade de observar, procurar enxergar por outro ângulo, tirar novas conclusões e experiências e com isso deixar a vida mais leve, descontraída e feliz.

    "Raros são aqueles que decidem após madura reflexão; os outros andam ao sabor das ondas e longe de se conduzirem deixam-se levar pelos primeiros."  (Lúcio Anneo Sêneca - Filósofo)

  • Pais ( 35 Artigos )

    Pai e mãe são os amigos mais verdadeiros que podemos encontrar quando a dificuldade dura e repentinamente cai sobre nós; quando a adversidade toma o lugar da prosperidade; quando os amigos que se alegram conosco nos bons momentos nos abandonam; quando os problemas complicam-se ao nosso redor, ela ainda estará junto de nós, e se esforçará através de seus doces preceitos e conselhos para dissipar as nuvens de escuridão, e fazer com que a paz volte aos nossos corações.

    "Os filhos tornam-se para os pais, segundo a educação que recebem, uma recompensa ou um castigo." (J. Petit Senn - Escritor)

  • Perdão ( 25 Artigos )

    Perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa, decorrente de uma ofensa percebida, diferença ou erro, ou cessar a exigência de castigo ou restituição. Para alcançar a reconciliação, não adianta só suplicar a Deus, é bom também fazer nossa parte. Para os Erros: o Perdão! Para os Fracassos: a Persistência! Para os Amores impossíveis: o Tempo!

    “A maior represália contra um inimigo é perdoá-lo. Se o perdoamos, ele morre como inimigo e renasce a nossa paz. O perdão nutre a tolerância e a sabedoria.” (Augusto Cury - Escritor)

    “Você quer ser feliz por um instante? Vingue-se. Você quer ser feliz para sempre? Perdoe." (Tertuliano - Filósofo)

  • Realize seus sonhos ( 18 Artigos )

    Quem não luta pelos seus sonhos acaba virando coadjuvante dos sonhos dos outros. Portanto não desista jamais. Vá à luta, dedique-se, esforce-se ao máximo e faça seu sonho virar realidade.

    “Se você pensa que pode ou sonha que pode, comece. Ousadia tem genialidade, poder e mágica. Ouse fazer e o poder lhe será dado.” (Johann Wolfgang Von Goethe - Poeta alemão)

  • Reclamação e Lamúria ( 29 Artigos )

    Enquanto algumas pessoas vivem para reclamar, outras agradecem pelas coisas boas e também pelos problemas que são colocados em suas vidas. É comum sentirmos desencorajados e, até mesmo desesperados, quando as coisas vão mal. A verdade é que Deus age em nosso benefício, mesmo nos momentos de dor e sofrimento.

    “Se pensássemos em todas as sortes que tivemos sem as merecer, não teríamos coragem de nos lamentar.” (Jules Reynard - Escritor francês)

  • Terceira Idade ( 8 Artigos )

    A terceira idade é uma etapa da vida de um indivíduo e varia conforme a cultura e desenvolvimento da sociedade em que reside. Em países classificados como em desenvolvimento, por exemplo, alguém é considerado de terceira idade a partir dos 60 anos. Para a geriatria, somente após alcançar 75 anos a pessoa é considerada de terceira idade.

    “A velhice só começa quando se perde o interesse.” (Jean Rostand – Escritor Francês)

  • Vivendo o presente ( 25 Artigos )

    Ontem é história. O amanhã é um mistério. O hoje é uma dádiva, por isso é chamado de “presente”. 

    “Estamos todos oscilando no meio do processo entre o que já aconteceu (que é apenas uma lembrança) e o que poderia acontecer (que é apenas uma idéia). O agora é o único momento em que alguma coisa acontece. Quando ficamos atentos, sabemos o que está se passando em nossas vidas.” (Sylvia Boorstein - Escritora)