Temas - Perdão


Você colhe o que planta

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Sempre digo em minhas palestras que o universo é extremamente equilibrado. Nada acontece por acaso. Tudo tem uma explicação lógica. Ação e reação. O positivo e o negativo. Muitas pessoas se queixam da vida, se dizem perseguidas, mal amadas e se colocam perante as adversidades como vítimas, apontando sempre um ou mais culpados para suas insatisfações e problemas. Essas pessoas não entendem a "Lei da Colheita". Quem planta árvores, colhe alimento. Quem planta flores, colhe perfume. Quem semeia trigo, colhe pão. Quem planta amor, colhe amizade. Quem planta vida, colhe milagres. Quem semeia verdade, colhe confiança. No entanto, há quem prefira semear tristeza e colher amargura. Plantar discórdia e colher solidão. Semear vento e colher tempestade. Plantar ira e colher inimizade. Plantar injustiça e colher abandono. Por natureza, somos todos semeadores, em todos os momentos da vida. Deveríamos sempre escolher as melhores sementes, assim teríamos colheitas fartas e viçosas. Mas, se optarmos por sementes impuras...

O Rei Salomão escreveu que "quanto mais você fala, mais perto está de errar; se você é sábio, controle sua língua." O discípulo de Jesus, Tiago, afirmou que "ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar." Precisamos ter muito cuidado com o que falamos e com nossas atitudes. Pois quando o ato é negativo, as consequências virão, cedo ou tarde, basta esperar. A língua esta alojada num lugar extremamente molhado e portanto é muito fácil escorregar, errar, maldizer etc. A mesma boca que abençoa a Deus, pode também amaldiçoá-lo.

O médico americano Redford Willians, estudioso do comportamento humano, alerta sobre o "Coração Hostil". Ele descobriu que a ira, a traição, a falta de perdão, a maldade, o nervosismo e a necessidade de vingar-se das pessoas são fatores que aceleram o batimento cardíaco e o aumento da pressão sanguínea e, ainda, podem afetar as artérias. Ele alerta que a pessoa que cultiva o "Coração Hostil", passa a ter sérios problemas de saúde física e mental.

Portanto, devemos ter cuidado com nossos pensamentos e ações, sabendo de antemão que uma semeadura fértil renderá bons frutos no futuro. A vingança não apaga mágoas e deixa um vazio ainda maior no coração. Quando alguém procura nos prejudicar, devemos retribuir fazendo o bem e perdoando. Parece difícil, mas essa atitude constrange o agressor e nos dá paz interior.

 

Comentários 

 
0 #4 19/04/2012 02:39
É DIFÍCIL, MAS CONCORDO COM TUDO ISSO, MUITAS VEZES, ME PEGO PERGUNTANDO O PORQUE? AS PESSOAS NOS FEREM POR NADA, HUMILHA, OFENDE, DESRESPEITA, DA UMA TRISTEZA NO CORAÇÃO, MAS PREFIRO SEGUIR EM FRENTE COM O CORAÇÃO LIMPO, SEM MÁGOAS, RESSENTIMENTOS, PERDOANDO SEMPRE.
Citação
 
 
0 #3 19/04/2012 02:17
Como sempre muito preciso nas suas colocações, e a cronica nos faz refletir, é difícil controlar nossa língua, mas vamos tentando, bjs.
Citação
 
 
0 #2 18/04/2012 22:53
É verdade!!! Adorei a crônica, parabéns Dr. Jorge!
Citação
 
 
0 #1 07/08/2011 13:04
Maravilhoso!!é a mais pura verdade.
Citação
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar