Temas - Pais


Perguntas e respostas sobre sexualidade para filhos

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Muitos pais são pegos de surpresa com perguntas de crianças, principalmente se o tema for sexo. Portanto, preste bastante atenção nas respostas as indagações mais comuns.

Sexo dói? Normalmente, não. No início da vida sexual, a mulher pode sentir dor, mas esta logo desaparece e as relações sexuais acontecem de modo prazeroso. Mas se a dor permanecer, é preciso consultar um médico. No homem, a fimose pode provocar dor nas relações sexuais. Também nesse caso um médico deve ser procurado.

Como se faz sexo? Não há instruções para se fazer sexo. Quando o desejo está presente, as pessoas encontram formas de expressá-lo e modos de relacionar-se que lhes dêem prazer.

Qual a idade ideal para se começar a fazer sexo? Não existe uma idade certa para a primeira relação sexual. O jovem deve ser orientado no sentido de observar seu próprio desenvolvimento e saber reconhecer quando está preparado para isso. A pressão do namorado ou do grupo nunca deve ser motivo para o início da vida sexual.

O que é ejaculação? Ejaculação é o jato de esperma que sai do pênis quando a estimulação deste chega ao máximo.

Meninas podem ejacular? Não, meninas não ejaculam. O líquido que sai da vagina quando a mulher está excitada tem a função de lubrificar e facilitar a penetração e os movimentos do pênis.

O que é menstruação? Mensalmente, o útero se prepara para alojar um óvulo fecundado. Quando a fecundação não ocorre, esse óvulo é expelido do útero com sangue e camadas de endométrio (tecido que se havia acumulado para alojar o óvulo fecundado) — isso é a menstruação.

Em que idade a mulher fica menstruada? A primeira menstruação (menarca) ocorre por volta dos 12 anos de idade, podendo ser um pouco antes ou um pouco depois. Contudo, se a menina não menstruar até os 15 anos, deve-se consultar um médico.

Como se engravida? A mulher pode engravidar por meio de relação sexual (quando o pênis é introduzido e o homem ejacula dentro da vagina), de inseminação artificial ou de fertilização in vitro (bebê de proveta). A gravidez também pode ocorrer sem penetração, desde que o sêmen ejaculado no ânus ou nas coxas penetre na vagina.

Quando uma menina pode engravidar? Em geral, a partir da primeira menstruação.

Quando um menino pode fazer filhos? Desde que começa a ejacular.

Qual o período fértil da mulher? É aquele em que o óvulo está maduro e aguarda o espermatozóide para fecundá-lo. Como o período fértil da mulher sofre a interferência do clima, de doenças e do estado emocional, não se deve utilizá-lo isoladamente como método contraceptivo, pois o risco de engravidar é alto.

A menina pode engravidar com uma única relação sexual? Sim. Basta que no dia dessa relação ela esteja em seu período fértil.

Minha namorada pode engravidar se eu ejacular fora? Sim. Se a ejaculação ocorrer muito perto da entrada da vagina e ela estiver em período fértil.

Pode-se fazer sexo quando a menina está menstruada? Sim, desde que os parceiros estejam em acordo e não provoque nenhum constrangimento ou desconforto. No entanto, é importante lembrar que o uso de preservativo é ainda mais importante, pois a quantidade de sangue presente na relação aumenta o risco de transmissão de doenças.

Pode-se engravidar quando se está menstruada? Normalmente, não, pois na menstruação o óvulo não fecundado está sendo expelido, e a gravidez só acontece se houver um óvulo amadurecido esperando para ser fecundado. Entretanto, por um capricho da natureza, dois óvulos podem amadurecer ao mesmo tempo e um deles demorar mais para ser expelido. Então, pode ocorrer a gravidez.

Pode-se engravidar quando se tem uma “relação sexual” de roupa? Não. A roupa é uma barreira intransponível para o espermatozóide, portanto, ele não conseguirá chegar ao óvulo para fecundá-lo.

Pode-se engravidar sem deixar de ser virgem? Sim, quando a mulheres tem hímem (membrana que cobre a entrada da vagina) complacente (que não se rompe mesmo depois de uma relação sexual com penetração).

O que é sexo oral? Sexo oral é aquele em que a vulva ou o pênis é estimulado pela boca do parceiro (deve-se usar preservativo também nesse tipo de relação).

O sexo oral engravida? O sexo oral não engravida, mas pode transmitir doenças.

O que é sexo anal? Sexo anal é a prática sexual em que o pênis é introduzido no ânus.

Sexo anal engravida? Se o sexo anal for praticado sem preservativo, há o risco de o sêmen escorrer e penetrar na vagina. Então, se a mulher estiver em período fértil, ela pode engravidar.

É errado fazer sexo anal? Nas relações sexuais, o certo e o errado são muito relativos, devendo sempre haver consenso entre os parceiros e cuidado com a saúde.

O que é orgasmo? É o mais alto grau de excitação dos sentidos ou de um órgão, especialmente no clímax do ato sexual.

Mulher sente orgasmo? O orgasmo pode ser sentido por homens e mulheres e varia em intensidade de uma pessoa para outra.

Há orgasmo no sexo anal? Algumas pessoas sentem prazer com a prática do sexo anal, outras não. É uma questão muito particular, que deve ser encarada como mais uma forma de relação sexual.

Qual o melhor método contraceptivo? Cada mulher deve procurar o método contraceptivo que mais se adapte a ela, e o médico ginecologista é a pessoa mais indicada para auxiliá-la nessa escolha. Entre os contraceptivos disponíveis, temos: preservativos (camisinha), pílula, diafragma, dispositivo intra-uterino (DIU), entre outros. E a camisinha é o único método que oferece proteção contra gravidez e contra as DST.

Pode-se usar duas camisinhas? Não. O homem nunca deve usar dois preservativos (o atrito entre os dois pode provocar o rompimento), e quando a mulher estiver usando preservativo feminino, o homem não precisa usar. O que é masturbação? Masturbação é a estimulação de partes erógenas do corpo, com a finalidade de obter prazer.

Masturbação faz mal à saúde? Não. O ato em si não faz mal à saúde e só se torna problema quando a prática se torna compulsiva, prejudicando outros aspectos da vida, como estudos e relacionamentos pessoais.

O que há de verdade nos mitos sobre masturbação? Não há nenhuma verdade. Masturbar-se não faz a mão, o pênis ou o peito crescerem, assim como não dá espinhas.

Masturbação faz perder a virgindade? Não, desde que praticada com cuidado. Mas se a menina  introduzir algum objeto ou os dedos na vagina para se masturbar, pode haver a ruptura do hímen.

Quando devo contar para minha mãe que não sou mais virgem? Essa é uma decisão particular, que deve ser tomada quando a pessoa sentir que é o momento adequado e que isso poderá ajudar a aliviar possíveis tensões decorrentes da sua vida sexual.

Quando o homem perde a sua virgindade? Como o homem não tem hímem, diz-se que deixou de ser virgem quando teve sua primeira relação sexual.

Como saber se a mulher não é mais virgem? A virgindade na mulher é definida como o rompimento do hímen, mas existem vários tipos de hímen. O hímen complacente, por exemplo, é muito elástico e não se rompe com a relação sexual; o hímen roto, por outro lado, é tão frágil que pode romper-se sem nenhum tipo de penetração. Assim, fica muito difícil para o homem saber se a mulher é ou não virgem.

O que é aborto? Aborto é a interrupção da gravidez de modo espontâneo ou provocado pela administração de medicamentos ou introdução de instrumentos no útero.

Pode-se morrer em um aborto? Sim. Se o aborto não for realizado por médicos competentes e em ambiente adequado, a mulher corre risco de vida.

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar