Temas - Clientes e Empregados


Me perdoe, eu errei... Quero começar novamente

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O casal, em plena lua de mel, curtia o elegante hotel escolhido para início da vida em comum. No último dia, para encerrar com chave de ouvo, o marido resolveu levar a esposa ao melhor restaurante da região. Após servir champanhe, o garçom trouxe o primeiro prato do menu completo que haviam pedido.

A moça havia escolhido salada variada; ao dar a primeira garfada, notou que algo se mexia por entre as folhas verdes. Olhando para o marido, bradou:

“Amor, o que é isso?”

O atento garçom percebeu que havia alguma coisa errada e aproximou-se da mesa. Ao analisar visualmente o prato, disse baixinho:

“Um momento por favor, vou levar o problema ao maitre, que é mais experiente que eu", e com elegância, retirou o prato sem alarde. Em menos de um minuto o maitre se fez presente e não procuro minimizar o problema e nem apresentar desculpas:

“Senhora, cometemos um erro terrível e pedimos sinceras desculpas. Vamos começar novamente o atendimento, como se vocês tivessem chegado neste instante”. Em seguida, ordenou ao garçom:

“Retire tudo da mesa. Quero a mesa limpa e elegante”.

Rapidamente, o funcionário levou embora a garrafa de vinho e toda a comida servida; a toalha foi trocada, mesmo estando impecavelmente branca”. E o maitre ainda disse:

“Vamos apagar as lembranças. Desejo a vocês uma excelente refeição”.

A mesa foi posta novamente, o cardápio apresentado e novos pedidos de comida e bebida foram feitos. O maître retirou a impressão de um serviço ruim e providenciou outro excelente. Não negou a experiência anterior e a substituiu por uma melhor e mais rica. A comida estava maravilhosa; o atendimento de alto nível. Foi um verdadeiro espetáculo. Ao final, o jantar foi por conta da casa.

Amigo leitor, não são só os comerciantes e empresários que precisam agir dessa maneira. O velho jargão popular dizia que “errar é humano, mas permanecer no erro é burrice”. Não podemos esquecer daqueles que erram e não assumem a falha e daqueles que pisam na bola e tentam colocar a culpa no outro.

Uma das atitudes mais bonitas que podemos ter na vida, principalmente com as pessoas que gostamos, é assumir quando erramos e logo em seguida começar tudo novamente, conforme nos mostrou o experiente maitre do restaurante.

 


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